MESTRADO EM DESIGN

 

 

OBJECTIVOS doutoramento Phd info

Características

A evolução tecnológica a par com a crescente competitividade dos mercados globalizados e da obsolência do mundo material tem gerado o aparecimento de renovadas estratégias metodológicas do projecto de Design cuja interpretação e aplicação exige uma visão pluridisciplinar renovada dos conceitos de qualidade e de inovação.

O actual Mestrado em Design disponibiliza uma formação especializada cujo núcleo reside na aquisição de conhecimentos e competências actualizados, transversais e específicos, que abarcam as áreas do projecto estratégico aplicado ao design ecológico, industrial e de comunicação.
Com aulas presenciais durante o primeiro ano em horário pós-laboral, o curso de mestrado alia as teorias contemporâneas a uma componente prática e tecnológica actualizada consonante com as necessidades profissionais vigentes. Um quadro docente formado por especialistas de reconhecido prestígio nacional e internacional favorecerá o posicionamento dos alunos em meios competitivos globais e as competências equiparáveis aos mais elevados níveis académicos europeus.

Objectivos Principais

A formação especializada de profissionais provenientes das áreas do design, das artes, da arquitectura e da engenharia concretizar-se-á através da transmissão de conhecimentos necessários para o domínio dos métodos, dos conceitos, das linguagens e das ferramentas intrínsecas ao desenvolvimento e afirmação de produtos e serviços de design de qualidade, detentores de carácter inovador.

Centrando-se na potenciação da formação nas áreas do design ecológico, industrial e de comunicação, o presente Mestrado explorará em uníssono as áreas da sociologia da inovação, da gestão, do empreendedorismo, da organização de recursos humanos, e da emergência de tendências, por intermédio da aquisição de conhecimentos teóricos, práticos e conceptuais contemporâneos.

Outros objectivos do actual Mestrado consistem em:

  - Favorecer as competências teórico-práticas inerentes às estratégias de Gestão e Concepção de processos de Design aplicados a novos produtos e/ou serviços.
  - Estimular a criatividade e pensamento crítico no desenvolvimento de produtos de design inovadores e dos respectivos sistemas associados, considerando os mercados tradicionais e emergentes.
  - Fomentar o trabalho em equipas multidisciplinares potenciadoras do sucesso de inserção profissional em empresas/entidades relacionadas com o sector.
  - Sensibilizar para o reconhecimento da importância de novas tendências estratégicas e operativas no contacto com o cliente ou com outros receptores da interveniência profissional.

Destinatários

O presente Mestrado está especialmente indicado para designers, artistas, arquitectos, ou engenheiros cuja perspectiva profissional esteja relacionada com o domínio de metodologias e de ferramentas avançadas do âmbito do Design. O mestrado é idóneo para aqueles que possuam alguma experiencia e formação em Design, Artes Visuais, Arquitectura, Engenharia, Historia do Design, Crítica do Design, Gestão Cultural e disciplinas afins.