Cronologia:

A Universidade de Évora foi fundada em 1559.
A área de Artes Visuais começou na Universidade de Évora em 1997.
O Departamento de Artes Visuais foi criado em 2006.
Em 2009 foi integrado na Escola das Artes.

Cursos:

Desde 2007/2008 estão em funcionamento no âmbito do acordo de Bolonha, os seguintes cursos de Primeiro Ciclo: licenciatura em “Artes Visuais – Multimédia”, com variantes em Pintura, Escultura e Multimédia; Licenciatura em “Design”, com incidência comum nas variantes de Comunicação e Equipamento; o Segundo Ciclo: Mestrado em “Artes Visuais - Intermédia”; Mestrado em Ilustração ( 2009-2011); o Doutoramento em Artes Visuais é o culminar da formação nesta área.

 

 

QUATRO DIFERENÇAS e VANTAGENS

 

> Diferença: Complementaridade e diversidade dos saberes.

1. Artes Visuais - Multimédia: com três variantes – Pintura, privilegia a Bidimensão; Escultura, privilegia a Tridimensão; Multimédia, privilegia o movimento e a dimensão virtual/digital.

2. Design: Incidindo sobretudo em Produtos Industrias, Gráficos e de Web. .

3. Mestrado Intermédia: Aceitação da especificade mas também transversalidade das linguagens artísticas.

 

>Vantagem: A ligação internacional do DAV estende-se para além dos acordos Erasmus, através da filiação em organizações internacionais como a AIAS – Association of Independent Art and Design Schools.

 

> Diferença: Ponto de partida comum: uma forte preparação artística geral teórica e prática bem como tecnológica e de prática oficinal – em que se objectivam e operacionalizam os conhecimentos.

 

>Vantagem: Os nossos alunos licenciam-se como generalistas com grande flexibilidade e adaptabilidade, embora focalizados nas matérias que abordam – incluindo a dimensão tecnológica – alargando-se assim as suas opções de actuação profissional.

 

>Diferença: O Departamento funciona no âmbito da Escola das Artes, que inclui ainda o Teatro, a Música e a Arquitectura. A proximidade das Artes Visuais e Design com as restantes áreas artísticas é um caso único a nível nacional.

 

> Vantagem: As nossas licenciaturas proporcionam o acesso aos Mestrados da vertente ensino, básico e secundário, aos mestrados existentes no Departamento e a um curso de Doutoramento, reestruturado em 2009.

>Diferença: Foi construído um novo edifício para o DAV com um muito admirado projecto da jovem Arquitecta Inês Lobo. Este projecto garante condições de trabalho excepcionalmente favoráveis para o desenvolvimento da carreira dos alunos

 

> Vantagem: A Imagem é hoje um factor fundamental de competitividade e diferença nas organizações públicas ou privadas. Os nossos licenciados saem preparados para o mercado de trabalho no que refere à forma e visualidade.

 

 

Departamento de Artes Visuais
Fábrica dos Leões

7003-554 Évora


TEL: 266 757 300/ 266 757 301   .  FAX: 266 703 300
www.artesvisuais.uevora.pt

artesvisuais@uevora.pt

Secretariado: rcb@uevora.pt ou secretariado.inter@uevora.pt

 

YouTube: davuetube

 

Topo Página

DEPARTAMENTO ARTES VISUAIS