Exposição «Redes sem mar»

Inaugurou no passado dia 14 de Abril no BEI – Banco Europeu de Investimento no Luxemburgo a exposição «Redes sem mar» que apresenta 12 Tapeçarias da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, 12 Fotografias e um Vídeo da Colecção Millennium bcp. Estão representados os seguintes artistas: Almada Negreiros, Maria Helena Vieira da Silva, Júlio Resende, Júlio Pomar, Nadir Afonso, Graça Morais, José de Guimarães, António Costa Pinheiro, Cruzeiro Seixas, António Charrua, Lourdes Castro. A exposição é Comissariada por Sandra Leandro, Professora do Departamento de Artes Visuais e Design, Duarte Belo é o Fotógrafo da exposição e o Vídeo é da autoria de António Caramelo, também Professor do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora.

L'Economiste, 29.04.2010
OBLIVIUM II

Inaugura dia 15 de Stembro, às 21h, a exposição Oblivium II na galeria do Palácio Galveias em Lisboa, realizada pelo Departamento de Artes Visuais e com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa. A exposição estará patente até dia 4 de Outubro.

S-E-M---M-O-V-I-M-E-N-T-O

Decorre entre 15 de Julho e 16 de Agosto, na Capela de Santo António, em Portel, a exposição S-E-M---M-O-V-I-M-E-N-T-O, com trabalhos dos alunos André Pinto, Ana Oliveira, Joâo Carrilho, João Farelo, Mafalda Hortas, Rute Campanha e Sara Vagarinho.

ALUNA VENCEDORA DE CONCURSO DE DESIGN

Carla Inácio, aluna da Licenciatura em Design da Universidade de Évora, foi a vencedora do " Concurso de ideias para o logotipo do FSP - Forúm para simplificação de procedimentos no Porto de Sines". Este foi um concurso nacional promovido pela "APS - Administração do Porto de Sines, S.A.

ÍCONES DO DESIGN

A exposição ÍCONES DO DESIGN, elaborada a partir da colecção particular do docente do Departamento de Artes Visuais da UE Paulo Parra, inaugura no próximo dia 11 de Julho, Sábado pelas 18.00h na Igreja de São Vicente, em Évora

XVI CURSOS INTERNACIONAIS DE VERÃO DE CASCAIS

Decorre entre os dias 22 de Junho e 04 de Julho, no Centro Cultural de Cascais os XVI Encontros Internacionais de Verão onde se insere o colóquio ANTES E DEPOIS DE PAULA REGO: mulheres pintoras em portugal organizado por Raquel Henriques da Silva e Sandra Leandro, docente no Departamento de Artes Visuais da UE. Para consultar programa detalhado, descarregar PDF

RUI VALÉRIO NA GALERIA MARZ

Volume II, é o título da esposição do docente Rui Valério na Galeria Marz, inaugurada no passado dia 5 de Março e que pode ser visitada até dia 11 de Abril, na rua Rua Reinaldo Ferreira, nª 20A. A exposição consta de trabalhos em Vídeo, pintura e instalação.

EXPOSIÇÃO DISKTETE ENERGIEN

Diskrete Energien é o nome da exposição do docente do DAV, António Caramelo, patente na sala A Certein Lack of Coherence, entre os dias 13 de Fevereio e 8 de Março, Rua dos Caldeireiros, na cidade do Porto.

ALUNO ISIDRO PAIVA GANHA CONCURSO

O aluno de Artes Visuais – Multimédia da UE, Isidro Paiva, ganhou em 2008 o Concurso “Um frasco de perfume para Chartres”, integrado no conjunto de eventos que celebram o Acordo de Geminação entre as cidades de Évora e Chartres. Este concurso foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Évora e do Clube Eborense dos Amigos de Chartres, com a colaboração da sociedade Cosmetic Valley de Chartres. Esta foi a peça vencedora do concurso, concebida pelo aluno da UÉ. Este criou um objecto que pode ser usado como módulo, no sentido de construir uma forma que lembra uma das colunas do templo romano de Évora. Isidro Paiva visitou recentemente a cidade de Chartres, para colaborar na divulgação da sua criação.

LAGOA HENRIQUES

Faleceu no dia 21 de Fevereiro de 2009 o Escultor António Augusto Lagoa Henriques, escultor e desenhador, divulgador e pedagogo ilustre que, como docente da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, marcou pela positiva a formação de gerações sucessivas de artistas e professores de artes. Este departamento também é, em certa medida, uma obra sua.  Ler no site de Lagoa Henriques (http://www.lagoahenriques.com/1302.htm) o texto do actual Director do Departamento de Artes Visuais, Filipe Rocha da Silva, escrito em 1981.

EXPOSIÇÂO SELF DE FILIPE ROCHA DA SILVA

Está patente, no Centro Cultural de Cascais até 5 de Abril a exposição SELF do artista - e docente do Departamento de Artes Visuais da UE - Filipe Rocha da Silva. Inaugurada no passado dia 6 de Fevereiro, a exposição apresenta trabalhos em Pintura, Escultura e Vídeo e pode ser visitada entre as 10 e as 18 horas de Terça a Domingo.

O JARDIM DOS CAMINHOS QUE SE DIVIDEM DE TERESA DIAS COELHO

Inaugura a 19 de Fevereiro, pelas 19 horas no Palácio do Vimioso, a exposição "O Jardim Dos Caminhos Que Se Dividem I O Poder Do Centro" da artista/docente do DAVu.é Teresa Dias Coelho. A exposição pode ser visitada até dia 18 de Março

LUSITANIA: FROM OCEANOGRAPHY TO BYOND FORM

Decorre no próximo dia 8 de Janeiro, a partir das 09:30h, no Colégio do Espírito Santo, o encontro LUSITANIA: FROM OCEANOGRAPHY TO BYOND FORM. A conferência conta com sete convidados que colaboraram com Martin Avillez na elaboração da publicação Lusitania entre 1988 e 2004. Para mais informações, contacto e inscrições, consultar http://aboutlusitania.blogspot.com

NOVO EDIFÍCIO DO DEPARTAMENTO ARTES VISUAIS

Foi recentemente inaugurado o novo edifício do Departamento de Artes Visuais, projecto de reabilitação da antiga fábrica dos leões - futuro complexo de artes e arquitectura da Universidade de Évora. O projecto de arquitecta é da autoria de Inês Lobo, e a segunda fase de reabilitação para os restantes espaços está prevista para o primeiro semestre de 2009.

O LIVRO DOS LEÕES

Ochaia publicou no passado mês de novembro um livro sobre a Fábrica dos Leões, com fotografias de Sebastião Resende e Manuela Cristóvão e textos de Pedro Portugal, professores do DAV. A Fábrica dos Leões foi fundada em 1916 pela Sociedade Alentejana de Moagem. Encerrou em 1993. Em 1998 foi adquirida pela Universidade de Évora. As edificações são reconstruidas em 2008 para instalar os Cursos do Departamento de Artes Visuais, Escultura, Multimédia, Pintura e Design e o Curso de Arquitectura da Universidade de Évora.

ACT OUT

Act Out : Vídeo Performativo de Mulheres Artistas Nórdicas. Este evento é um projecto do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora (UE). A comissão organizadora é constituída por Teresa Furtado e Manuela Cristóvão, investigadoras do CHAIA, artistas e Professoras do Departamento de Artes Visuais (DAV) da UE e faz parte do programa do FIKE 2008. Este projecto, tem como colaboradores a comissária e artista Anna Linder da Filmform, Suécia, e decorre a 24 a 29 de Novembro de 2008. Mais informações em www.actout.uevora.pt

PAULO PARRA NA EXPO SARAGOÇA 2008

 

Paulo Parra, docente e consultor científico do curso de Design do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Évora, integra a exposição permanente do Pavilhão de Portugal da EXPO SARAGOÇA 2008, com a peça Sela Portuguesa.

MANUEL CAEIRO NA UNION FENOSA

Manuel Caeiro, docente do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Évora, seleccionado pelo Museu de Arte Contemporânea de Union Fenosa (MACUF) para integrar a IX MOSTRA INTERNACIONAL UNION FENOSA, com a obra Paredes Ocas.

DEPARTAMENTYO DE ARTES VISUAIS

Existe no Departamento de Artes Visuais um natural processo de crescimento orgânico que passa também pela evolução progressiva de apetrechamento tecnológico e oficinal. Estão em fase adiantada as obras na antiga e espaçosa unidade industrial na saída de Évora para Estremoz, a “Fábrica dos Leões”, no sentido de albergar as actividades de leccionação e investigação em Artes Visuais, Multimédia, Design e Arquitectura.

NOTÍCIAS